O QUE É TABACO?

                                                                

O tabaco é um vegetal cujo o cultivo das folhas depois de secas e fermentadas são introduzidas em produtos de tabaco. A nicotina é um ingrediente contido no tabaco e´que leva ao vício, e por isso ocorre a grande dificuldade dos usuários em parar de usar. No tabaco há também vários outros produtos químicos com alto teor de perigo ou criados pela sua queima. .

Como os usuários usam o tabaco?
Os usuários podem usar o tabaco fumando, mastigando ou cheirando. Kreteks, charutos, bidis e cigarros são os produtos do tabaco utilizados através do fumo. Narguile ou cachimbo são outras formas de utilizar o tabaco solto. Rapé, tabaco de mascar, snus e mergulho são produtos de tabaco mastigados. O rapé pode também ser inalado.

De que forma o tabaco afeta a cérebro?
A nicotina do tabaco através de todos seus produtos é absorvida rapidamente pela corrente sanguínea do usuário. A nicotina entrando no sangue prontamente estimula as glândulas supra-renais liberando o hormônio epinefrina (adrenalina). O sistema nervoso central é estimulado pela epinefrina, aumentando a respiração, a pressão sanguínea e a frequência cardìaca. A nicotina também ativa os circuitos de recompensa do cérebro assim como ocorre com a heroína e a cocaina, aumentando os níveis de dopamina, reforçando comportamentos de recompensa.
Segundo alguns estudos indicam, o acetaldeído juntamente com outras substâncias químicas contídas na fumaça do tabaco aceleram os resultados da nicotina no cérebro.

Quais são outros efeitos do tabaco sobre a saúde?
Uma grande parcela dos resultados graves da utilização do tabaco tem orígem de outros produtos químicos, embora a nicotina provoque o vício. Enfisema, cancêr de pulmão e bronquite crônica, são doenças que podem ser oriundas do tabagismo. A possibilidade de doença cardíaca cresce podendo acontecer um ataque cardíaco ou derrame cerebral. Leucemia, catarata e pneumonia também são associados à utilização do tabaco. Contando com tabaco para narguile, a utilização de todos produtos defumados correm todos esses riscos. Principalmente câncer de boca, a possibilidade de câncer cresce com o tabaco sem fumaça.
Mulheres grávidas fumantes tem maior possibilidade de aborto espontâneo, prematuros ou natimortos, ou crianças com peso baixo depois do parto. Crianças com problemas comportamentais ou de déficit de aprendizagem também podem ser acarretados pelo fumo na gravidez.

Quem permanece próximo de pessoas fumantes ficam expostas ao fumo passivo . Doenças cardíacas e doenças de pulmão são chagas que podem vitimizar também fumantes passivos. Redução da função pulmonar, fleuma e tosse, podem resultar em problemas de saúde em crianças e adultos. Infecções de ouvido, asma, problemas de pulmão e síndrome da morte súbita podem ser acometidas em crianças expostas ao fumo passivo.

saiba mais em https://comoparardefumarja.com/mini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *